Sacramentos
O que é o Matrimónio?
De facto, o Sacramento do Matrimónio é sinal da união de Cristo e da Igreja. “Confere aos esposos a graça de se amarem com o amor com que Cristo amou a sua Igreja; a graça do sacramento aperfeiçoa assim o amor humano dos esposos, dá firmeza à sua unidade indissolúvel e santifica-os no caminho da vida eterna” (Cat. Ig. Católica – 1661). “Quando um homem e uma mulher celebram o sacramento do Matrimónio, Deus, por assim dizer, ‘espelha-se’ neles, imprime neles os seus lineamentos e o caráter inabalável do seu amor. O matrimónio é o ícone do amor de Deus por nós” (Papa Francisco, Audiência, 2 de abril de 2014).
Em que consiste o rito do matrimónio?
A celebração do matrimónio católico tem dois processos prévios visto que o matrimónio católico tem também efeitos civis. O processo civil trata-se na Conservatória do Registo Civil e o processo religioso trata-se habitualmente na paróquia da noiva. Se o casamento for celebrado na paróquia do noivo é conveniente tratar aí o processo. A paróquia onde será celebrado o matrimónio é da escolha dos noivos uma vez obtida a anuência do respectivo pároco.
Para o processo religioso, habitualmente só é necessário o Certificado para Casamento (devem solicitar no Registo Civil) , o Cartão de Cidadão dos noivos e as respectivas Certidões de Baptismo e Atestados de Estado Livre, estas últimas facilmente obtidas através da paróquia que organiza o processo.
Para testemunhar o ato é necessário apresentar duas testemunhas que entre nós, vulgarmente, chamam-se padrinhos (devem enviar cópia dos Cartões de cidadão e morada completa).
Paralelamente ao processo, os noivos deverão participar num Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM). O processo deve iniciar-se cinco meses antes da data prevista para o casamento. Os noivos devem dirigir-se, pessoalmente, ao cartório pastoral nos horários de atendimento.
Para iniciar processos de casamento:
Contactar o Pároco com 5 meses de antecedência da data prevista
Os fotógrafos
Os noivos podem escolher o fotógrafo que desejam.
As Flores
Quando os noivos desejam ornamentar, com flores, a Igreja, devem contactar, com antecedência, os responsáveis dos serviços da Igreja.
Para mais informações: unidadepastoralmacedo@gmail.com